NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Bônus na conta resulta em economia de 100 bilhões de litros, diz Sabesp
Balanço considera redução de consumo de água em um ano do programa. Volume refere-se a clientes da Grande SP, região de Campinas e Bragança.
Bônus na conta resulta em economia de 100 bilhões de litros, diz Sabesp PIRITUBA

A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) informou que o programa de bônus para quem reduzisse o consumo de água resultou na economia de 100 bilhões de litros na Grande São Paulo e cidades das regiões de Campinas e Bragança Paulista. O balanço leva em conta o período de um ano de desconto na conta.

Proporcionalmente, o volume representa mais da metade do Sistema Guarapiranga cheio (capacidade total de 171 bilhões de litros) ou 10% do Cantareira (capacidade total de 982 bilhões de litros).

O bônus começou a ser aplicado para a região do Cantareira em fevereiro de 2014 e em maio foi ampliado para o interior. Segundo a Sabesp, o programa teve adesão de 78% da população atendida pela companhia.

Em janeiro, o desconto resultou em economia média de 5,4 metros cúbicos por segundo, o que dá para abastecer cerca de 1,6 milhão de pessoas e significa quase um terço da água retirada atualmente do Cantareira, que é de 17 metros cúbicos/segundo.

Multa na conta
No mês passado, cerca de 22% dos clientes não reduziram o consumo de água, mas ainda não terão acréscimo na conta porque a tarifa de contingência só passou a valer no dia 9 de janeiro e a medição foi fechada no último domingo (8). A partir desta segunda-feira, quem aumentou o gasto neste período vai receber multa, que varia entre 40% e 100%.

Serão 40% de multa para quem consumir até 20% a mais do que a média do período entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. A taxa é de 100% para quem utilizar mais que 20%. A medida é válida somente na parte do gasto de água encanada, que representa metade do valor da conta. Os outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto.

Por exemplo, na conta em que o cliente consumiu 16 metros cúbicos, sendo que a média no último ano foi de 15 metros cúbicos, o aumento de 6% gera uma multa no valor de R$ 13,65.

Já quando o consumo excede os 20%, como nesta conta em que o gasto passou de 15 para 19 metros cúbicos, o aumento de 26% gera uma multa de R$ 42,38.

Com a aplicação da sobretaxa, a meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos/segundo de consumo. Os sistemas que abastecem várias regiões do estado de São Paulo têm enfrentado quedas frequentes do volume de água armazenado devido à falta de chuvas.




Outras Fotos
Notícia Postada em 10/02/2015

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks