NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
O que é a web 2.0?
O que é a web 2.0? PIRITUBA

Para quem não conhece o termo web 2.0, aí vai uma breve história. Tim O'Reilly, presidente e diretor-executivo da O'Reilly Media, é considerado o responsável por colocar a expressão web 2.0 na boca dos profissionais de internet antenados. Ele usou a expressão durante um evento em 2003 para definir uma nova geração de aplicações para a internet.

Mas vou conceituar a web 2.0 com minhas palavras, pois o termo é amplo e muitos profissionais conceituam de maneiras diferentes -- no fundo, querem dizer a mesma coisa. :) Para explicar tudo isso com conceitos e também com exemplos práticos, este post está dividido em três tópicos: o que é, serviços e sites. Divirta-se!

1) O QUE É

Atingimos recentemente um novo patamar nos serviços on-line (esse que chamamos de web 2.0), com muito mais interação através de colaboração e compartilhamento de informações. Os serviços são mais dinâmicos e interativos, dando uma experiência nova aos usuários. Antes meros espectadores, agora os internautas colaboram e participam de serviços cada vez mais elaborados, que usam interfaces (layouts) intuitivas.

Esse tipo de serviço leva a sério os conceitos de usabilidade (simplicidade de uso e interação com a interface do site, além de como ela pode ser adaptável às necessidades especiais das pessoas) e navegabilidade (fluxo dentro do site). Novas tecnologias, linguagens e entendimentos dos processos de construção de páginas também foram adotados pelos profissionais que colocam em prática o conceito de web 2.0.

Um bom exemplo disso é uma tecnologia chamada Ajax (sigla para “Asynchronous JavaScript and XML”), que leva informações do servidor até o navegador do usuário sem a necessidade de recarregar a página. Serviços de e-mail como Gmail, Yahoo! Mail e Windows Live Hotmail foram construídos usando esta tecnologia: você quase não vê a página sendo recarregada, mas sua interação é completa, tornando a experiência de uso muito mais agradável.

Os sistemas colaborativos são importantíssimos para ilustrarmos a web 2.0. Serviços como a Wikipedia provocam a interação entre os usuários para que o conteúdo do site esteja sempre atualizado e coerente com a realidade. Outro exemplo é o del.icio.us, que permite ao usuário selecionar seus sites favoritos, compartilhá-los e pesquisar os favoritos de outros internautas.

2) SERVIÇOS

Wikis

A Wikipedia é o grande portal construído usando a tecnologia wiki de compartilhamento e colaboração para gerar informação (daí o nome do serviço), mas também é possível usar esse mesmo sistema em outros serviços. Empresas, comunidades virtuais, grupos de estudo e de pesquisa usam o sistema wiki para compartilhar dados de forma que todos os usuários possam ter acesso ao conteúdo, fazendo melhoras e complementando informações quando necessário.

RSS

RSS, abreviatura de "Real Simple Syndication", é uma maneira simples e prática de assinar canais de informação das fontes de sua preferência em um único lugar: a idéia é que a informação chegue ao seu computador, de acordo com sua preferência por assuntos, sem que você precise buscá-la.

Anúncios on-line

Você pode notar que, em muitos sites, existem anúncios em formato texto, com o nome de “links patrocinados”. Esses anúncios são apresentados com base no contexto da página que você está lendo e, assim, levam a você marcas e empresas que têm alguma relação com o conteúdo de seu interesse.

Blogs

As pessoas tomaram gosto por escrever de forma livre e aberta na internet. Os sistemas de blog evoluíram de tal maneira que é possível postar mensagens através de mensagens de texto escritas no seu celular. Este blog que você lê agora é um exemplo da web 2.0: ele permite interação, compartilha informações e ainda tira dúvidas.

Tags

Praticamente todos os serviços sobre os quais falei aqui, e aqueles sobre os quais ainda vou falar, têm recursos para a associação de tags (palavras-chave, rótulos) aos conteúdos que você insere neles. Esse recurso é importante para categorizar o conteúdo de um site e facilitar o compartilhamento de informações com outros usuários: o interessante é que são os próprios internautas que decidem a quais tags aquele determinado conteúdo (texto, foto, vídeo, etc) vai estar associado.

Mashups

Muitos serviços on-line foram integrados a outros serviços, agregando maior qualidade e abrangência na experiência do usuário: os mashups são o resultado dessa união. Um exemplo de como eles funcionam são os serviços de localização de ruas, hoje integrados à ferramenta de mapas por satélite do Google.



Notícia Postada em 07/06/2007

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks